top of page

EDIFICAÇÕES

  • Implosão, Desmonte e Reciclagem da Estrutura

Utilizando técnicas de implosão e depois de demolição seletiva (construção reversa), foi realizado o processo de demolição e reciclagem no shopping do Lago Norte, em Brasília. Foram beneficiados 36 mil metros cúbicos de concreto armado da antiga estrutura do shopping center do Lago Norte que existia e foi removida para dar lugar ao atual Shopping Iguatemi.

O método de execução envolveu a maximização do processo de reciclagem na medida em que os resíduos foram sendo gerados. Os resíduos foram separados em classes (A,B, C e D), conforme diretrizes preconizadas na Resolução CONAMA 307. Os resíduos foram conduzidos a uma área devidamente reservada à triagem e transbordo, onde foi possível realizar a segregação dos materiais recicláveis (Classe A e B) dos resíduos não-recicláveis (Classe C e D), que por sua vez, foram destinados à deposição em áreas licenciadas. 

 

Com a utilização de equipamentos móveis de britagem foi possível processar "in loco" os resíduos classe A para produção de agregados reciclados com diâmetro médio de 40 mm e areia. Esse processo foi executado em conformidade com as Normas Técnicas da ABNT para obtenção de agregados reciclados, os quais cumpriram as propriedades exigidas para uso como material de base e sub-base em obras de pavimentação e/ou como agregado de concreto para uso sem função estrutural. 

reciclagem_edited.jpg
bottom of page